quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Guaratinguetá merece 17 !

Nos próximos meses a câmara municipal de Guaratinguetá deverá se reunir para votar a regulamentação do Projeto de lei que autoriza o aumento do número de cadeiras ao legislativo municipal. Muito se tem comentado sobre esse tema e a falta de um esclarecimento maior por parte daqueles que são os principais interessados, qual seja, os vereadores, tem levado alguns integrantes da sociedade civil a emitir juízos de valor de acordo com o sabor do momento.
Na verdade, os vereadores irão apenas formalizar o desejo pessoal quanto número de cadeiras, uma vez que o Projeto de Lei Federal estabelece o limite para cada município de acordo com o número de habitantes. No caso de Guaratinguetá, pode chegar a 17.
A Principal crítica da sociedade é quanto a um possível aumento nos gastos do legislativo. Aquilo que precisa ser claro, é que não haverá aumento de repasse do duodécimo feito à câmara pela prefeitura, uma vez que o projeto de lei não prevê aumento de custos, apenas regulamenta o número de cadeiras.
Para quem conhece a história política de Guaratinguetá, deve se lembrar que a cidade já teve até 19 vereadores, número que oscilou nos últimos anos. A Atual legislatura é composta de 11 vereadores, se levarmos em conta o tamanho da cidade é impossível imaginar que com esse numero todas regiões possam ter um representante no legislativo. Quando defendemos 17 cadeiras fazemos isso baseados num dos princípios que regem a Democracia, que é o direito a representatividade. 
O que não se pode admitir, por exemplo, é que regiões como bela vista, Jardim do Vale, e adjacências não tenham hoje, uma voz que os represente. Com 17 cadeiras abre-se um leque maior de possibilidades para que regiões historicamente esquecidas possam eleger seu vereador. Manter apenas 11 cadeiras é um retrocesso e vai de encontro aos interesses daqueles que nunca permitiram aos menos favorecidos ter um representante na câmara.

Autoria: Alacir Arruda
         Cientista Político

Um comentário:

  1. Tenho muito orgulho em publicar um artigo de uma grande amigo, o Dr. Alacir Arruda. Parabens por suas palavras..

    ResponderExcluir